FAQ

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ATENÇÃO: A empresa Santo Anjo da Guarda não disponibiliza a venda de passagem em redes sociais, apenas no próprio site www.santoanjo.com.br.

Os bilhetes de passagens somente poderão ser retirados nos guichês das agências da Empresa Santo Anjo da Guarda Ltda, nos terminais rodoviários ou pontos de venda, mediante apresentação do cartão de crédito utilizado na compra e documento pessoal de identidade do proprietário do cartão.

Para retirada do bilhete de passagem por terceiros (não portadores do cartão de crédito em que ocorreu a compra), o cliente (portador do cartão de crédito que efetuou o compra) deverá indicar a nome da pessoa que irá retirar a passagem, mencionando: NOME COMPLETO e NÚMERO DE DOCUMENTO PESSOAL DE IDENTIDADE, e obrigatoriamente, o passageiro deverá preencher e imprimir o termo de responsabilidade, disponível neste link, e entregar juntamente com o voucher.

A compra pela internet (Voucher) não tem valor como bilhete de passagem, devendo, portanto, ser trocado pelo respectivo bilhete de passagem, nas condições já descritas nos itens anteriores, com antecedência mínima de 40 minutos ao horário de partida do ônibus, bem como observando o horário de atendimento do ponto de vendas.

A não impressão do bilhete de passagem antes da realização da viagem, fica sujeito a perda da importância paga.

Os bilhetes de passagens adquiridos no transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional terão validade de 1 (um) ano, a partir da data de sua emissão, independentemente de estarem com data e horários marcados.

Os bilhetes de passagens possuem as seguintes regras para devolução e remarcação:

1.REMARCAÇÃO/TROCA:

a. Linhas interestadual (ANTT)
A remarcação sem custo será permitida para qualquer trecho e serviço até 3 horas antes do horário previsto da partida. Se houver, com restituição ou cobrança da diferença; Após 3 horas antes do horário previsto da partida, a remarcação apenas será permitida para mesma linha, seção e sentido, com a cobrança da taxa de 20% sobre o valor da tarifa.

b. Linhas Intermunicipal (DETER)
Antes do horário previsto para a partida, a remarcação será permitida para qualquer linha, seção e categoria, sem custo, e se houver, com restituição ou cobrança da diferença; Após o horário previsto para a partida, o cancelamento não será permitido, e a remarcação será permitida para qualquer linha, seção e categoria, sem custo, e se houver, com restituição ou cobrança da diferença;

2. DEVOLUÇÃO COM REEMBOLSO/CANCELAMENTO:

Linhas Interestaduais (ANTT)
Até 3 horas antes do horário previsto da partida, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor. Haverá retenção de 5% do valor da tarifa a titulo de multa compensatória; Após 3 horas antes do horário previsto da partida, o cliente não poderá solicitar o cancelamento da passagem e o reembolso do valor.

Linhas Intermunicipais (DETER)
Antes do horário previsto para a partida, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor.

*Conforme Lei federal 11.975 de Julho/2009, resoluções 4.282 de fev/2014 e 4.432 de set/2014 da ANTT e Decreto Estadual (SC) 12.601/1980.

Se, em qualquer das paradas previstas, a viagem for interrompida por iniciativa do passageiro, nenhum reembolso será devido pelo transportador.

Toda a bagagem deverá ser entregue aos cuidados da transportadora, a qual será devidamente identificada e mediante contra entrega de tickets. Toda bagagem que permanecer os cuidados pessoais do passageiro transportada no interior do ônibus (porta-pacotes) estará sob sua exclusiva responsabilidade;

Interrupções de viagem por ordem das autoridades em geral ou por ato de terceiro, ou decorrente de caso fortuito ou de força maior, e ainda, interrupções não motivadas pela transportadora não geram direito a indenização de qualquer espécie;

Caso a viagem se faça, total ou parcialmente, em veículo de categoria inferior àquelas contratadas, o passageiro poderá solicitar o reembolso da diferença;

Crianças até 05 (cinco) anos de idade, desde que não ocupem poltrona, estão isentas do pagamento de passagem;

Crianças menores de 12 (doze) anos deverão viajar acompanhadas dos pais ou de um responsável, possuindo consigo seu documento oficial com foto ou certidão de nascimento original ou autenticada, mediante comprovação do parentesco ou da responsabilidade através de documento;

Adolescentes maiores de 12 (doze) anos poderão viajar desacompanhadas, desde que estejam portando o documento oficial com foto.

Todas as informações e imagens divulgadas no link desta página "INFORMAÇÕES DETALHADAS DO SERVIÇO" são meramente ilustrativas podendo ser modificadas conforme a necessidade do serviço sem que resulte ao cliente direito a indenização de qualquer natureza.

Todos os itens disponibilizados pela transportadora durante a viagem (como mantas e travesseiros, por ex.), pertencem à empresa e deverão ser deixados sobre a poltrona ao final da viagem;

Eventuais danos causados ao patrimônio da empresa, ou atos que resultem em dano de qualquer espécie ao veículo serão cobrados dos responsáveis;

Todo e qualquer ato ou fato estranho durante a viagem, poderá ser comunicado ao motorista, bem como críticas, elogios ou sugestões, também poderão ser encaminhadas diretamente pelo SAC da empresa, www.santoanjo.com.br.

Todo passageiro deverá portar documento de identidade original ou em cópia autenticada, ou, ainda, em casa de extravio, o boletim de ocorrência emitido a menos de 30 dias, sob pena de não poder embarcar.

Em todas as viagens é necessário ao passageiro apresentar para embarque o bilhete de passagem, um documento oficial de identidade e a Ficha de Identificação do Passageiro, devidamente preenchida.

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F.A.Q.

Como faço para Cancelar minha passagem?

Internet:

Se você comprou sua passagem através da internet e ainda não trocou o voucher por um bilhete de passagem, o cancelamento fica disponível no site até 3 horas antes do horário do embarque. Com multa de 5% sobre o valor da tarifa à título de multa compensatória, e o estorno será realizado no cartão de crédito, podendo ser visualizado em até 30 dias úteis. 

Para cancelar acesse faça o Login, em seguida acesse o Histórico de Compras, identifique a passagem e clique na opção “Cancelar”. 

Se você já está em posse do bilhete de passagem impresso, dirija-se até a agência da Santo Anjo mais próxima, com o documento de identidade, o voucher e o bilhete. 

Guichê: a. Linha Interestadual (ANTT):

Se você comprou a passagem no guichê da Santo Anjo e está com a mesma impressa, somente poderá ser cancelado no próprio guichê até 3 horas antes do horário do embarque com o reembolso do valor. Haverá retenção de 5% do valor da tarifa à título de multa compensatória; após 3 horas antes do horário do embarque, o passageiro perde o direito ao cancelamento do bilhete e reembolso do valor, restando apenas a remarcação para outra data e horário com validade de até 1 ano da data de emissão. Será necessário apresentar o bilhete de passagem e documento de identidade.

b. Linha Intermunicipal (DETER):

Antes do horário previsto de embarque, o passageiro poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor, Conforme Lei Federal 11.975 de Julho/2009, resoluções 4.282 de fev/2014 e 4.432 de set/2014 da ANTT e Decreto Estadual (SC) 12.601/1980.

Como faço para verificar se a empresa encontrou um objeto pessoal esquecido dentro do ônibus?

Acesse a nossa “Central de Relacionamento” do site e preencha os dados com as informações necessárias no campo “Achados e Perdidos”. Verificaremos as informações a fim de localizar o objeto e entraremos em contato, ou se preferir, você pode entrar em contato através do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente no telefone 0800 877 3000.

Qual o procedimento para o embarque de menores?

De 0 à 5 anos: 

Crianças de 0 à 5 anos não pagam passagem desde que não ocupem assentos, a criança deve viajar no colo. É permitido apenas uma criança no colo por adulto pagante, caso contrário, se faz necessário a compra da passagem para as demais crianças.

É necessário a apresentação da certidão de nascimento no guichê para que seja emitido um bilhete de gratuidade para a criança.

A partir dos 6 anos: Acompanhada de parentes de até 3º grau, maiores de 18 anos 

Crianças partir de 6 anos já pagam o valor integral da passagem.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Acompanhada dos Pais 

De 0 até 11 anos:


Carteira de identidade, passaporte ou certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada em cartório).

A partir dos 12 anos:

Carteira de Identidade (RG).

Acompanhada de parentes de até 3º grau, maiores de 18 anos 

De 0 até 11 anos:

Certidão de nascimento da criança e a carteira de identidade do adulto para se comprovar o parentesco.

De 12 até 15 anos:

Além da Carteira de Identidade (RG), Certidão de nascimento da criança e a carteira de identidade do adulto para se comprovar o parentesco.

Acompanhada por Terceiros 

De 0 até 15 anos:

Certidão de nascimento, Carteira de identidade ou Passaporte e Autorização Judicial.

Desacompanhada (o)


Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. Adolescentes a partir de 16 anos já podem viajar sozinhos portanto documento oficial com foto.

Posso levar animais de estimação nas viagens?

O passageiro poderá embarcar consigo animais domésticos de pequeno ou médio porte, dóceis, de até 8kg, devidamente acondicionados e de acordo com as disposições regulamentares pertinentes, conforme Decreto 2.521, de 20 de março de 1998. O transporte deve ser realizado preservando a comodidade, segurança e conforto dos passageiros, bem como o bem-estar do animal.

Deverá ser acomodado no assoalho do ônibus em contêineres apropriados e com boas condições de higiene, próximo ao passageiro e não poderão ocupar o corredor nem os assentos destinados aos passageiros. Bolsas de tecido não serão aceitas para o transporte do animal. Estando nestas condições citadas acima, o serviço não será cobrado.     

Documentação Obrigatória

Antes do embarque o passageiro detentor deverá apresentar documento firmado por médico veterinário, atestando as boas condições de saúde do animal, emitido no máximo 15 dias antes da data da viagem. Apresentar carteira de vacinação atualizada contendo as vacinas Anti-rábica e Polivalente.

Medidas da Caixa Transportadora

48,5 cm Altura X 72 cm Comprimento X 52 cm Largura.

Importante:

É permitido até 2 Pet por veículo. É necessário verificar a disponibilidade com antecedência. A Empresa Santo Anjo da Guarda LTDA, em nenhuma hipótese se responsabilizará pelo estado do animal. Além disso, poderá recusar o transporte do mesmo, caso verifique que o acondicionamento possa oferecer riscos à saúde do animal, como também, em caso comprometa a segurança, o conforto dos demais passageiros.

 

A Santo Anjo trabalha com serviço de Encomendas?

Sim, o serviço de Encomendas da Santo Anjo é ideal para o envio de documentos e materiais de pequeno e médio porte, podendo ser despachado em nossas agências de passagens, agências em Rodoviárias ou através do serviço diferenciado de coleta e entrega. 

O serviço de encomendas está disponível também para empresas, seja um correntista e tenha vantagens exclusivas para envios comerciais.  

Você encontrará outras soluções para seu envio em “Perguntas Frequentes” na aba de “Encomendas”, basta clicar em uma das palavras sublinhadas que você será direcionado.

A Santo Anjo oferece serviço de Locação de ônibus? Como faço para solicitar uma cotação?

Sim, oferecemos o serviço de Locação como Passeios Escolares, Empresariais e Excursões.

Para solicitar cotação de valores, basta preencher o formulário no site, “Locação de Ônibus”, ou enviar a cotação com os dados para o e-mail, turismo@santoanjo.com.br.

Como troco o Voucher de viagem comprado no site por bilhete de passagem?

Voucher:

Assim que a compra é concluída no site, você receberá por e-mail um Voucher de viagem que não possui valor como bilhete de passagem, porém o passageiro precisa imprimi-lo e levá-lo no dia do embarque para apresentar ao emissor e trocar pelo bilhete de passagens. Caso não tenha como imprimir o Voucher, também é possível apresentar o Voucher no e-mail ao emissor.

Importante:

Não é aceito o print de tela. Portanto deve ser trocado pelo bilhete no guichê da Santo Anjo mediante a apresentação do documento oficial com foto.

Qual o prazo para Remarcação ou Transferência do bilhete de passagem?

Remarcação

A remarcação poderá ser realizada sem cobrança de taxa até 3 horas antes do horário de embarque. Este procedimento somente poderá ser feito pessoalmente pelo próprio passageiro, em qualquer agência da Santo Anjo. 

Para remarcação será necessário apresentar o documento de identidade (RG) e o bilhete de passagem.  O bilhete pode ser remarcado somente para o mesmo local de origem e destino, podendo ser alterado a data e horário da viagem. 

Após as 3 horas de antecedência ao horário do embarque, o passageiro poderá remarcar sua passagem para outra data e horário, no prazo de até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete, porém sobre multa de 20% do valor da tarifa de acordo com a legislação da ANTT 4.282, de 17 de fevereiro de 2014.

Transferência 

É possível transferir a passagem para outra pessoa desde que a viagem ainda não tenha ocorrido. Se remarcado até 3h antes do horário da viagem, não há cobrança de remarcação.

Para transferência de titularidade é necessário apresentar, além do bilhete, o documento de identidade original do passageiro e da pessoa para a qual se fará feito a transferência. 

Após a data da viagem não é permitido transferir a titularidade do bilhete de passagem. Podendo ser utilizada exclusivamente pelo passageiro que consta no bilhete.

 

Qual o limite de bagagens por passageiro?

O limite de bagagens que o passageiro pode carregar consigo é de até 5 kg, do peso total e com dimensões que se adaptem ao local, desde que não comprometam o conforto e segurança dos outros passageiros. No bagageiro, o volume com peso máximo de 30 kg, podendo levar até 2 volumes. Excedido o limite indicado acima, poderá haver cobrança pelo excesso de bagagens.

Posso embarcar com bicicleta?

É permitido o transporte gratuito de bicicleta como bagagem desde que o passageiro esteja no mesmo veículo em viagem. O passageiro deverá se comprometer com a embalagem de plástico bolha e retirada do pneu dianteiro, evitando danos da bicicleta e nas demais bagagens. São permitidas até duas bicicletas por veículo e devido ao limite de capacidade dos bagageiros, não transportamos bicicletas em veículos de dois andares.

Como compro passagem no site para terceiros embarcar?

Ao comprar passagens pelo site com cartão crédito de terceiros, será necessário que o passageiro apresente no guichê da Santo Anjo o Voucher de viagem impresso e o Termo de responsabilidade preenchido e assinado pelo próprio passageiro, contendo informações como: Nome completo do Titular e o número do cartão de crédito utilizado na compra, entre outras informações do passageiro se responsabilizando pelo uso do cartão.

Em resumo, o próprio passageiro se responsabiliza por ter adquirido um passagem de forma idônea com cartão de terceiros através do termo de responsabilidade. 

Termo de responsabilidade, disponível neste link.

Qual a diferença entre as classes Convencional, Executivo, Executivo DD?

Convencional

O ônibus de modelo Convencional possui 46 poltronas acolchoadas e reclináveis com descanso para pés, com ar-condicionado e sanitário.

Executivo

O ônibus de modelo Executivo possui 44 poltronas acolchoadas e reclináveis com descanso para pernas, com ar-condicionado e sanitário.

Executivo DD (Double Deck)

O veículo executivo DD (Double Decker) possui dois andares, o segundo andar é composto por poltronas executivas e no primeiro andar poltronas leito e em modelos do Experience Bus, este andar é composto por 7 poltronas leito-cama com reclinação de 180º e 2 poltronas leito. Todas as poltronas possuem entrada USB, cortinas divisórias, kit lanche e também manta e travesseiro para utilizar durante a viagem. O ambiente dispõe de wi-fi, entretenimento digital e água mineral.

Como faço a Carteirinha do Professor / Estudante?

Regra e Confecção

O Decreto n°914 de 29/10/1991 regulamenta a lei 5.684 de 09/05/1980 que possibilita o desconto de 50% do preço da passagem para estudantes, apenas para transporte intermunicipal (dentro do estado de Santa Catarina). Para utilização do passe estudante, é necessário estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou superior.

O beneficiário tem direito ao desconto de 50% do valor da passagem, no transporte intermunicipal mediante a apresentação da carteirinha escolar da Santo Anjo. Para se cadastrar preencha no site o cadastro Professor/Aluno (www.santoanjo.com.br/site/cadastro-professor-aluno), imprima e entregue-o junto com a cópia e original dos documentos necessários em uma agência Santo Anjo.

Renovação

A renovação é feita somente no segundo semestre do ano letivo. Quando o estudante já possui a carteirinha e quer solicitar para o primeiro semestre, deverá fazer todo o procedimento de uma carteirinha nova, pois não é renovação.

Em quais situações o idoso possui gratuidade?

Tem direito à gratuidade na classe Convencional, o passageiro acima de 60 anos, com renda mensal de até dois salários-mínimos. O veículo possui duas vagas destinadas à 100% gratuidade, e caso as mesmas já tenham sido ocupadas, o passageiro poderá seguir viagem no veículo pagando 50% do valor da passagem. 

Quais comprovantes de renda são aceitos?

A comprovação de renda será feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

  •  Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
  •  Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
  •  Carnê contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS;
  •  Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado; 
  •  Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

 

Idosos que não possuem renda

No caso dos idosos que não têm como comprovar sua renda, as secretarias de assistência social ou congênere, dos municípios e do Distrito Federal, deverão emitir Carteira do Idoso, que terá como única finalidade possibilitar o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais.

Portanto, os assuntos referentes à concessão da Carteira do Idoso fogem à competência da ANTT e para obter mais informações ou para solicitar a referida Carteira, é necessário que o interessado se dirija à secretaria de assistência social de seu município.

A Resolução n.º 4, de 18 de abril de 2007, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que pactua os procedimentos a serem adotados para a emissão da Carteira do Idoso, estão disponíveis no site: http://aplicacoes.mds.gov.br/suasnob/pesquisarCarteira.action.

Cliente Melhor Idade

Clientes a partir dos 60 anos têm benefícios exclusivos.

A Santo Anjo criou a campanha do Cliente Melhor Idade, com descontos em Viagens Executivas Interestaduais.

Como funciona?

São oferecidas 4 (quatro) poltronas por ônibus na modalidade Cliente Melhor Idade com 49% de desconto sobre a tarifa em linhas executivas. Para ter direito a esse benefício o passageiro deve ter acima de 60 anos e renda mensal de até dois salários-mínimos, comprovada através de extrato bancário de pagamento do benefício ou declaração fornecida pelo INSS, IPREV ou entre outro regime de previdência público ou privado.

 

Quais os itens que não podem ser levados no transporte de Encomendas?

É vetado o embarque de materiais perigosos como: Combustíveis, álcool, inflamáveis, etc. Materiais frágeis como: Vidros, cristais, cerâmicas, etc. Valores como: Papel, moeda, cheques, joias, etc. Animais e plantas (vivos ou dissecados). Perecíveis, substâncias ilícitas, químicos e tóxicos, armas de fogo e munições, explosivos e bebidas alcoólicas, além de qualquer produto cujo transporte seja proibido por lei ou regulamento.

Qual o prazo para obter o reembolso da passagem cancelada?

Cartão de Crédito:

Haverá retenção de 5% do valor da tarifa a título de multa compensatória, e o reembolso será realizado no cartão de crédito em até 30 dias. O estorno do valor aparecerá na próxima fatura ou na subsequente, de acordo com a data de fechamento da fatura.

Cartão de Débito ou Dinheiro:

Haverá retenção de 5% do valor da tarifa a título de multa compensatória, e o estorno do valor será realizado na hora.

Como faço para emitir a 2º via do Voucher?

Na tela inicial do site você encontrará a opção “Acesse sua conta ou cadastre-se”, em seguida preencha o “Login” com CPF e Senha. No canto superior você irá localizar o “Histórico de Compras” e em seguida sua passagem, nela você encontrará o botão de “Voucher”. 

Caso você encontre dificuldade neste procedimento, entre em contato gratuitamente através do Suporte de Vendas no telefone 0800 877 3001.

Quais as formas de pagamento aceitas pela empresa para compras de passagem

Quais as formas de pagamento aceitas para compra de passagens?

No site

Em nossa Página Oficial (https://www.santoanjo.com.br/site/) é aceito como forma de pagamento apenas Cartão de Crédito. As passagens podem ser parceladas em até 6 vezes sem juros (valores acima de R$50,00), nas bandeiras VISA, MASTERCARD, ELO, AMERICAN EXPRESS e DINERS CLUB.

Na agência

No guichê da rodoviária aceitamos como forma de pagamento: Cartão de crédito, Cartão de Débito e Dinheiro. 

 

Como embarcar com uma prancha no ônibus?

É permitido o transporte gratuito de prancha como bagagem desde que o passageiro esteja no mesmo veículo. O passageiro deverá se comprometer com a embalagem de plástico bolha, evitando danos a prancha e demais bagagens. O transporte fica condicionado à disponibilidade do bagageiro.

Quais itens são proibidos de transportar no bagageiro?

  • Televisão;
  • Materiais perigosos (combustíveis, álcool, inflamáveis, etc.);
  • Materiais frágeis (vidros, cristais, cerâmicas, etc.);
  • Valores (papel-moeda, cheques, jóias, etc.);
  • Animais e plantas (vivos ou dissecados);
  • Perecíveis;
  • Substâncias ilícitas;
  • Químicos e tóxicos;
  • Armas de fogo e munições;
  • Explosivos e bebidas alcoólicas;
  • Além de qualquer produto cujo transporte seja proibido por lei ou regulamento.

Posso viajar com carteirinha de ID Jovem?

Informamos que a Santo Anjo disponibiliza passagens com o benefício do ID Jovem em viagens Interestaduais, na classe Convencional, 3 (três) vezes por semana em horário específico. São 2 (duas) poltronas gratuitas e mais 2 (duas) com 50% de desconto.

Importante

Horários e disponibilidade devem ser consultados diretamente no guichê da Santo Anjo na rodoviária.