FAQ

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ATENÇÃO: A empresa Santo Anjo da Guarda não disponibiliza a venda de passagem em redes sociais, apenas no próprio site www.santoanjo.com.br.

Os bilhetes de passagens somente poderão ser retirados nos guichês das agências da Empresa Santo Anjo da Guarda Ltda, nos terminais rodoviários ou pontos de venda, mediante apresentação do cartão de crédito utilizado na compra e documento pessoal de identidade do proprietário do cartão.

Para retirada do bilhete de passagem por terceiros (não portadores do cartão de crédito em que ocorreu a compra), o cliente (portador do cartão de crédito que efetuou o compra) deverá indicar a nome da pessoa que irá retirar a passagem, mencionando: NOME COMPLETO e NÚMERO DE DOCUMENTO PESSOAL DE IDENTIDADE, e obrigatoriamente, o passageiro deverá preencher e imprimir o termo de responsabilidade, disponível neste link, e entregar juntamente com o voucher.

A compra pela internet (Voucher) não tem valor como bilhete de passagem, devendo, portanto, ser trocado pelo respectivo bilhete de passagem, nas condições já descritas nos itens anteriores, com antecedência mínima de 40 minutos ao horário de partida do ônibus, bem como observando o horário de atendimento do ponto de vendas.

A não impressão do bilhete de passagem antes da realização da viagem, fica sujeito a perda da importância paga.

Os bilhetes de passagens adquiridos no transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional terão validade de 1 (um) ano, a partir da data de sua emissão, independentemente de estarem com data e horários marcados.

Os bilhetes de passagens possuem as seguintes regras para devolução e remarcação:

1.REMARCAÇÃO/TROCA:

a. Linhas interestadual (ANTT)
A remarcação sem custo será permitida para qualquer trecho e serviço até 3 horas antes do horário previsto da partida. Se houver, com restituição ou cobrança da diferença; Após 3 horas antes do horário previsto da partida, a remarcação apenas será permitida para mesma linha, seção e sentido, com a cobrança da taxa de 20% sobre o valor da tarifa.

b. Linhas Intermunicipal (DETER)
Antes do horário previsto para a partida, a remarcação será permitida para qualquer linha, seção e categoria, sem custo, e se houver, com restituição ou cobrança da diferença; Após o horário previsto para a partida, o cancelamento não será permitido, e a remarcação será permitida para qualquer linha, seção e categoria, sem custo, e se houver, com restituição ou cobrança da diferença;

2. DEVOLUÇÃO COM REEMBOLSO/CANCELAMENTO:

Linhas Interestaduais (ANTT)
Até 3 horas antes do horário previsto da partida, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor. Haverá retenção de 5% do valor da tarifa a titulo de multa compensatória; Após 3 horas antes do horário previsto da partida, o cliente não poderá solicitar o cancelamento da passagem e o reembolso do valor.

Linhas Intermunicipais (DETER)
Antes do horário previsto para a partida, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor.

*Conforme Lei federal 11.975 de Julho/2009, resoluções 4.282 de fev/2014 e 4.432 de set/2014 da ANTT e Decreto Estadual (SC) 12.601/1980.

Se, em qualquer das paradas previstas, a viagem for interrompida por iniciativa do passageiro, nenhum reembolso será devido pelo transportador.

Toda a bagagem deverá ser entregue aos cuidados da transportadora, a qual será devidamente identificada e mediante contra entrega de tickets. Toda bagagem que permanecer os cuidados pessoais do passageiro transportada no interior do ônibus (porta-pacotes) estará sob sua exclusiva responsabilidade;

Interrupções de viagem por ordem das autoridades em geral ou por ato de terceiro, ou decorrente de caso fortuito ou de força maior, e ainda, interrupções não motivadas pela transportadora não geram direito a indenização de qualquer espécie;

Caso a viagem se faça, total ou parcialmente, em veículo de categoria inferior àquelas contratadas, o passageiro poderá solicitar o reembolso da diferença;

Crianças até 05 (cinco) anos de idade, desde que não ocupem poltrona, estão isentas do pagamento de passagem;

Crianças menores de 12 (doze) anos deverão viajar acompanhadas dos pais ou de um responsável, possuindo consigo seu documento oficial com foto ou certidão de nascimento original ou autenticada, mediante comprovação do parentesco ou da responsabilidade através de documento;

Adolescentes maiores de 12 (doze) anos poderão viajar desacompanhadas, desde que estejam portando o documento oficial com foto.

Todas as informações e imagens divulgadas no link desta página "INFORMAÇÕES DETALHADAS DO SERVIÇO" são meramente ilustrativas podendo ser modificadas conforme a necessidade do serviço sem que resulte ao cliente direito a indenização de qualquer natureza.

Todos os itens disponibilizados pela transportadora durante a viagem (como mantas e travesseiros, por ex.), pertencem à empresa e deverão ser deixados sobre a poltrona ao final da viagem;

Eventuais danos causados ao patrimônio da empresa, ou atos que resultem em dano de qualquer espécie ao veículo serão cobrados dos responsáveis;

Todo e qualquer ato ou fato estranho durante a viagem, poderá ser comunicado ao motorista, bem como críticas, elogios ou sugestões, também poderão ser encaminhadas diretamente pelo SAC da empresa, www.santoanjo.com.br.

Todo passageiro deverá portar documento de identidade original ou em cópia autenticada, ou, ainda, em casa de extravio, o boletim de ocorrência emitido a menos de 30 dias, sob pena de não poder embarcar.

Em todas as viagens é necessário ao passageiro apresentar para embarque o bilhete de passagem, um documento oficial de identidade e a Ficha de Identificação do Passageiro, devidamente preenchida.

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F.A.Q.

Como faço para Cancelar minha passagem?

Internet: Se você comprou sua passagem através da internet e ainda não trocou o voucher, o cancelamento fica disponível no site até 3 horas antes do horário do embarque. Com multa de 5% sobre o valor da tarifa à título de multa compensatória, e o estorno será realizado automaticamente no cartão de crédito.

Guichê: a. Linha Interestadual (ANTT) - Se você comprou a passagem no guichê da Santo Anjo e está com a mesma impressa, somente poderá ser cancelado no próprio guichê até 3 horas antes do horário do embarque com o reembolso do valor. Haverá retenção de 5% do valor da tarifa à título de multa compensatória; após 3 horas antes do horário do embarque, o passageiro perde o direito ao cancelamento do bilhete e reembolso do valor, restando apenas a remarcação para outra data e horário com validade de até 1 ano da data de emissão. 

b. Linha Intermunicipal (DETER) - Antes do horário previsto de embarque, o passageiro poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor, Conforme Lei Federal 11.975 de Julho/2009, resoluções 4.282 de fev/2014 e 4.432 de set/2014 da ANTT e Decreto Estadual (SC) 12.601/1980.

Como faço para verificar se a empresa encontrou um objeto pessoal esquecido dentro do ônibus?

Acesse a nossa “Central de Relacionamento” do site e preencha os dados com as informações necessárias no campo “Achados e Perdidos”. Verificaremos as informações a fim de localizar o objeto e entraremos em contato.

Qual o procedimento para o embarque de menores?

Crianças de até 5 anos de idade o transporte é gratuito, desde que não ocupem assentos. Conforme estabelece a Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente - Crianças até 12 anos somente podem viajar acompanhadas dos pais ou responsável. Na falta destes, com autorização Judicial. Essa é a orientação para viagens intermunicipais interestaduais.

A ordem de serviço DOC/DT/011/02, do DAER, de 15 de março de 2002 determina: Art.3° - Nenhuma criança poderá viajar fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização Judicial.

1° - A autorização não será exigida quando:

Tratar-se de comarca contígua a da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.

   a) A criança acompanhada: - de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; - de pessoa maior, expressamente autorizado pelo pai, mãe ou responsável.

2° - A autoridade Judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos. 

Posso levar animais de estimação nas viagens?

Sim, o passageiro poderá embarcar consigo animais domésticos de pequeno ou médio porte, dóceis, de até 8kg, devidamente acondicionados e de acordo com as disposições regulamentares pertinentes, conforme Decreto 2.521, de 20 de março de 1998. O transporte deve ser realizado preservando a comodidade, segurança e conforto dos passageiros, bem como o bem-estar do animal.

Deverá ser acomodado no assoalho do ônibus em contêineres apropriados e com boas condições de higiene, próximo ao passageiro e não poderão ocupar o corredor nem os assentos destinados aos passageiros.

Antes do embarque o passageiro detentor deverá apresentar documento firmado por médico veterinário, atestando as boas condições de saúde do animal, emitindo no máximo 15 dias antes da data da viagem. Apresentar carteira de vacinação atualizada contendo as vacinas Anti -rábica e Polivalente.

A Empresa Santo Anjo da Guarda LTDA, em nenhuma hipótese se responsabilizará pelo estado do animal. Além disso, poderá recusar o transporte do mesmo, caso verifique que o acondicionamento possa oferecer riscos à saúde do animal, como também, em caso comprometa a segurança, o conforto dos demais passageiros.

A Santo Anjo trabalha com serviço de Encomendas?

Sim, o serviço de Encomendas da Santo Anjo é ideal para o envio de documentos e materiais de pequeno e médio porte, podendo der despachado em nossas agências de passagens, agências em Rodoviárias ou através do serviço diferenciado de coleta e entrega.

A Santo Anjo oferece serviço de Locação de ônibus? Como faço para solicitar uma cotação?

Sim, oferecemos o serviço de Locação como Passeios Escolares, Empresariais e Excursões.

Para solicitar cotação de valores, basta preencher o formulário no site, “Locação de Ônibus”, ou enviar a cotação com os dados para o e-mail, turismo@santoanjo.com.br.

Como troco o Voucher de viagem comprado no site, pelo bilhete?

Assim que a compra é concluída no site, você receberá por e-mail um Voucher de viagem que não possui valor como bilhete de passagem. Portanto deve ser trocado pelo bilhete no guichê da Santo Anjo mediante a apresentação do documento oficial com foto.

Qual o prazo para Remarcação ou Transferência do bilhete de passagem?

Informamos que a remarcação ou a transferência do bilhete, poderá ser realizado até 3 horas antes do horário de embarque, passagem impressa adquirida na Rodoviária. Este procedimento poderá ser feito pessoalmente em qualquer agência da Santo Anjo.  

Após configurado o embarque (até 3 horas antes), o passageiro perde o direito ao cancelamento do bilhete, podendo remarcar sua passagem para outra data e horário sobre multa de 20% do valor da tarifa de acordo com a legislação da ANTT 4.282, de 17 de fevereiro de 2014.

A Santo Anjo possui ônibus a venda?

Sim. Para visualizar os modelos de ônibus disponíveis e informações, basta acessar “Veículo à Venda” em nosso site.   

Qual o limite de bagagens por passageiro?

O limite de bagagens que o passageiro pode carregar consigo é de até 5kg, do peso total e com dimensões que se adaptem ao local, desde que não comprometam o conforto e segurança dos outros passageiros. No bagageiro, o volume com peso máximo de 50kg sendo 2 bagagens de até 25kg cada. Excedido o limite indicado acima, poderá haver cobrança pelo excesso de bagagens.

Posso embarcar com bicicleta?

É permitido o transporte de bicicleta quando o proprietário viaja no mesmo veículo, sendo que a mesma segue como bagagem gratuita devendo ser etiquetada como ocorre com as bagagens.

É limitado transportar 2 bicicletas por ônibus, de acordo com a disponibilidade do bagageiro. Devido a limitações da capacidade dos bagageiros, não transportamos modelo Doble Deck nos ônibus.

Como compro passagem no site para terceiros embarcar?

Ao comprar passagens pelo site com cartão crédito de terceiros, será necessário que o passageiro apresente no guichê da Santo Anjo o Voucher de viagem impresso e o Termo de responsabilidade preenchido e assinado, contendo informações como: Nome completo do Titular e o número do cartão de crédito utilizado na compra, entre outras informações do passageiro se responsabilizando pelo uso do cartão.

Termo de responsabilidade, disponível neste link.

Qual a diferença entre as classes Convencional, Executivo, Executivo DD e Leito dos ônibus?

Convencional: O ônibus de modelo Convencional possui 46 poltronas acolchoadas e reclináveis com descanso para pés, com ar-condicionado e sanitário.

Executivo: O ônibus de modelo Executivo possui 44 poltronas acolchoadas e reclináveis com descanso para pernas, com ar-condicionado e sanitário.

Executivo DD (Double Decke): O ônibus de modelo Executivo DD possui 44 poltronas acolchoadas e reclináveis com descanso para pernas, com ar-condicionado e sanitário. A diferença que o Executivo DD (Double Deck) tem o andar debaixo como a classe Leito e o andar de cima classe Executivo. 

Leito: O ônibus de modelo Leito possui a infraestrutura completa para tornar a sua viagem ainda mais tranquila e confortável. Possui 9 poltronas acolchoadas totalmente reclináveis, maiores e mais confortáveis, com ar condicionado, sanitário, água mineral disponível aos passageiros e WI-FI a bordo.

Como faço a Carteirinha do Professor / Estudante?

O Decreto n°914 de 29/10/1991 regulamenta a lei 5.684 de 09/05/1980 que possibilita o desconto de 50% do preço da passagem para estudantes e professores, apenas para transporte intermunicipal. Para utilização do passe estudante, é necessário estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou superior. O beneficiário tem direito ao desconto de 50% do valor da passagem, no transporte intermunicipal durante o período escolar, no trajeto casa-escola e vice-versa, mediante a apresentação da carteirinha escolar da Santo Anjo. Para se cadastrar preencha no site o cadastro Professor/Aluno, imprima e entregue-o junto com a cópia e original dos documentos necessários em uma agência Santo Anjo.

Em quais situações o idoso possui gratuidade?

Tem direito à gratuidade na classe Convencional, o passageiro acima de 60 anos, com renda mensal de até dois salários mínimos, apresentando documento de identificação e comprovação de renda (extrato bancário). O veículo possui duas vagas destinadas à 100% gratuidade, e caso as mesmas já tenham sido ocupadas, o passageiro poderá seguir viagem no veículo pagando 50% do valor da passagem.

Quais os itens que não podem ser levados no transporte de Encomendas?

É vetado o embarque de materiais perigosos como: Combustíveis, álcool, inflamáveis, etc. Materiais frágeis como: Vidros, cristais, cerâmicas, etc. Valores como: Papel, moeda, cheques, joias, etc. Animais e plantas (vivos ou dissecados). Perecíveis, substâncias ilícitas, químicos e tóxicos, armas de fogo e munições, explosivos e bebidas alcoólicas, além de qualquer produto cujo transporte seja proibido por lei ou regulamento.